sábado, 2 de setembro de 2017

Deputado Professor Marco Aurélio participa de audiência pública pela implantação da Uemasul em Amarante


Aconteceu nessa quinta-feira (31) uma audiência pública em Amarante que discutiu a instalação de um campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) no município. O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) participou do grande ato realizado pela Câmara de Vereadores do município, juntamente com a prefeitura, articulada com lideranças dos municípios de Sítio Novo, Buritirana, Montes Altos e Senador La Rocque.

A reivindicação é a implantação do polo e em seguida de um campus, para oferecer a educação superior a estes municípios. A Uemasul, nesse momento, passa por um processo de credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação. Nos próximos meses, ao ser aprovado no conselho, a Universidade poderá se expandir, como já está previsto para um campus em Estreito, em que o prédio já está sendo concluído, na parceria com a prefeitura do município.

A estudante da rede pública estadual, Sthefanny Brito, explica que os alunos param de estudar assim que concluem o ensino médio por não terem perspectiva de ensino superior e relata também que muitos não têm condições de se manterem em outra cidade, mesmo os que ganham bolsa. “Nós acreditamos nesse sonho, a gente quer a Uemasul!”, exclama a estudante.

O Deputado Marco Aurélio informou que esteve em reunião com o governador Flávio Dino, a reitoria da Uemasul, Elizabeth Fernandes e Expedito Barroso, além do secretário de Ciência e tecnologia, Davi Telles. Na oportunidade reivindicou ao governador que tão logo seja enviado à Assembleia Legislativa o projeto de lei criando o campus de Estreito, já seja preparado o projeto criando o campus de Amarante, para que possamos juntos, em ampla parceria buscar as condições para sua implantação e o governador fez compromisso e já agora antes do final do ano já deve ir o projeto de lei criando o campus aqui na cidade” destacou o professor Marco Aurélio.

A reitora da Uemasul, Elizabeth Fernandes, informou que o primeiro passo "já foi dado” fala em relação à pró-atividade do município em se organizar para esta audiência pública e garantiu que Amarante terá sim a presença da Universidade, de forma gradativa. O deputado Professor Marco Aurélio, em sua fala, garantiu ainda que destinará emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, além do deputado Bira do Pindaré, que também destinará 500 mil para a construção do campus, o que já será um importante apoio. A partir de agora, serão dados encaminhamentos junto ao governo do estado e Marco Aurélio garantiu que estará acompanhando e estimulando ações para que esse sonho se concretize. 

Outros Benefícios

O deputado aproveitou para informar a população ali presente, que as reivindicações ouvidas por ele no último sábado (26) quando esteve visitando a zona rural de Amarante, na região das Alvoradas, a exemplo do policiamento nas comunidades e a instalação de um poço na Serra Pelada, já serão atendidas pelo governador Flávio Dino nos próximos dias, uma vez que já chegará ao município uma viatura modelo Ranger e o poço que findará o sofrimento da comunidade Serra Pelada já foi autorizado através do orçamento referente ao edital do governo do estado que a prefeitura participou. 

Após a audiência o professor Marco Aurélio reuniu com o promotor Eduardo André e os presidentes das associações das comunidades da região das Alvoradas para discutir uma ação civil pública para que as empresas de telefonia possam instalar esse serviço na região, atendendo uma necessidade urgente da população.

O promotor disse que já existe uma ação civil aberta em 2012, porém, a passos lentos. O deputado professor Marco Aurélio juntará forças para que se tenha a garantia desse direito da população, com a ajuda de alguns deputados federais, junto à Anatel e as operadoras. 

Presentes

Participaram da audiência pública em Amarante o prefeito de Buritirana, Wagtonio Brandão (PSDB), o vice-prefeito de Senador La Rocque, Rinaldo da Quejeira (PCdoB), a prefeita de Amarante, Joice Marinho (PDT), o deputado estadual, Bira do Pindaré (PSB) a gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana, representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Telles. Os vereadores dos municípios de Buritirana, Amarante, Sítio Novo e Montes Altos também se fizeram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados aqui, não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Palavrões e xingamentos não serão publicados.